Jornada do cliente: como a Solucz personaliza suas soluções para cada empresa

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Se você não gera valor ao seu cliente durante todo o processo de compra, ou não participa ativamente dessa trajetória, educando sua audiência e mercado, você precisa entender e conhecer como a Solucz atua personalizando suas soluções para cada empresa, transformando a jornada do cliente em uma experiência completa.

Afinal, como você pode descobrir o que o seu cliente espera da sua empresa? Ou ainda, o que acontece quando está tudo certo na sua abordagem e no seu produto oferecido, mas ainda assim o consumidor compra do seu concorrente?

A verdade é que, para chegar a uma resposta assertiva, é preciso mapear e compreender a jornada do cliente, já que nela há respostas para todas essas dúvidas e muito mais!

De modo geral, para que haja uma jornada do cliente eficiente, é primordial se colocar no lugar do consumidor em questão, com o seu mesmo olhar e passos, pois somente dessa forma entenderemos a fundo seus desafios e problemas.

Pensando nessa tamanha importância, criamos este artigo para apresentar como a Solucz vem trabalhando essa jornada do cliente com as empresas que estão junto a nós. Confira!

O que é jornada do cliente?

Essa é uma ferramenta bastante utilizada para entender cada etapa por que o cliente passa até concluir um objetivo com o produto/serviço.

Um dos principais objetivos da jornada do cliente é frequentemente se colocar do outro lado, no caso, ser o cliente e, sob esse mesmo ponto de vista, entender quais são suas dores para então apresentar soluções.

O que precisamos discutir e entender é que, na maioria das vezes, os clientes não escolhem comprar algo sem um motivo aparente, e tão pouco se tornam clientes fiéis de uma marca assim, repentinamente.

Por trás de todas essas decisões há uma construção gradual do que chamamos de jornada do cliente. E, é isso que precisamos tanto conhecer a fundo para assim, entendermos quem são, o que querem e como querem satisfazer essas necessidades.

Ao mesmo tempo, com tantos avanços tecnológicos transformando as relações entre marcas e consumidores, a segurança de dados nesta jornada do cliente acaba se tornando um desafio do metaverso.

Conheça as etapas da jornada do cliente

Antes de tudo, tenha em mente que há diferentes jornadas conforme as especificidades do público, do negócio e, até mesmo, do mercado. Todavia, para uma estratégia eficiente, o que funciona com base no que trabalhamos desenvolvendo aos nossos clientes, são estes quatro estágios:

  • Aprendizado e descoberta

Essa fase é a primeira, isto é, o consumidor ainda não sabe ao certo que tem um problema e que a sua empresa pode ajudá-lo a descobrir isso;

  • Consideração da solução

Agora, nesta etapa da jornada do cliente, ele já avançou um pouco e está ciente do problema, ou seja, irá passar a buscar mais informações e soluções para isso;

  • Decisão de Compra

A partir de agora, todos os clientes que estiverem neste estágio estarão analisando soluções disponíveis e muitos deles irão se tornar potenciais clientes, suscetíveis à compra;

  • Fidelização

Por fim, há uma oportunidade de venda consumada aqui, e os clientes podem seguir mantendo um relacionamento fiel com sua marca.

Desse modo, fica claro que, em cada estágio desses mencionados anteriormente, há uma maneira adequada para se comunicar e conduzir as suas ações de marketing e relacionamento.

A Solucz personaliza as suas soluções para cada empresa

Nesse sentido, a Solucz trabalha com os pilares da jornada do cliente, apontando que, independente da estratégia de canais utilizada para a interação, seja online, ligações ou abordagens físicas, deverá haver um foco por parte da empresa nas percepções e emoções dos clientes ao longo do processo de compra.

Nossos pilares são: expectativa, experiência e satisfação.

Portanto, para compreender o passo a passo percorrido pelos seus consumidores, comece mapeando a jornada do cliente com base nestes pilares.

Tem dúvidas sobre como a jornada do cliente pode mudar o seu relacionamento com o consumidor? Fale conosco, sobretudo, para esclarecer esses questionamentos que são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Aproveite e leia também sobre como atender um cliente com excelência.

Até breve!