Aquecimento de leads: como isso pode auxiliar no processo de vendas?

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O aquecimento de leads se faz necessário em algumas empresas que oferecem serviços e soluções em situações que a jornada do cliente leva mais tempo entre uma etapa e outra.

Dessa forma, o meio de funil, fase de nutrição dos leads, precisa estar devidamente estruturado, de modo que considere tudo que a pessoa sabe sobre o assunto. Com isso, é importante quebrar todas as objeções possíveis, pois é por meio disso que você irá aproximar o cliente da etapa de fundo de funil, a venda.

Quer conhecer algumas técnicas infalíveis para o aquecimento de leads? Então, continue lendo esse artigo e aprenda alguns truques importantes para aumentar o seu processo de vendas. Boa leitura!

Saiba quem é a sua persona e desenvolva o planejamento estratégico baseado nela

Sabe aquele seu cliente ideal? Então, ele é a sua persona! Pode parecer simples, mas definir isso é um dos primeiros passos para desenvolver o aquecimento de leads.

A importância de saber exatamente quem é a sua persona acontece porque é com base nela que todo o conteúdo será criado. Portanto, tenha isso bem definido e documentado para tornar esse aquecimento de leads o mais assertivo possível.

Com a persona definida, é hora de conscientizar o seu público.

Uma técnica que funciona muito bem no aquecimento de leads é a de conscientização do seu público, antes de oferecer/vender o seu produto e serviço. Aliás, certamente você já passou por essa situação e foi convertido à venda sem nem perceber que passou por esse processo.

Quer um exemplo?

As pessoas que se destacam no Instagram dando dicas e ensinando sobre algo, normalmente quando vão lançar os seus cursos próprios, oferecem algumas aulas gratuitas antes do lançamento, alguns tópicos do curso são discutidos e há uma troca de conhecimento. A verdade é que tudo isso não passa de uma técnica para aquecer os seus leads, tornando-os mais propensos a comprar o seu produto/serviço quando ele for oficialmente lançado.

Etapas do aquecimento de leads

A partir do momento em que o seu público reconhece que tem um problema e que a solução está no seu produto, fica muito mais fácil avançar nessa etapa do funil de vendas, desde que os conteúdos certos sejam direcionados para esse momento.

Experimente desenvolver essas técnicas:

Invista em Landing Pages

Nessas páginas de capturas, as pessoas irão se cadastrar e acompanhar as ofertas do seu produto.

A ideia aqui é trabalhar o gatilho mental da reciprocidade, oferecendo algo em troca do cadastro com os dados desse lead aquecido. Essa oferta pode ser de um e-book gratuito, um minicurso, um desconto e etc. O importante é que seja algo que realmente chame a atenção do seu cliente e seja visto como um benefício.

Aprenda a gerar expectativa

Aqui, o gatilho mental da curiosidade e antecipação são essenciais no aquecimento de leads.

Eles podem ser aplicados criando um suspense sobre o seu produto, deixando as pessoas curiosas. Bata na tecla que tem algo novo chegando em breve e que será a solução ideal para um dos problemas principais da sua persona.

Lembre-se de focar nos pontos positivos do seu produto/serviço e deixe claro o dia que ele será divulgado. Vale até criar uma contagem regressiva nas redes sociais para dar ainda mais ênfase no gatilho mental da antecipação.

Crie o senso de desejo no seu público-alvo

Para que esse processo de vendas seja eficiente, você precisa gerar o desejo pela compra. Fazer isso on-line requer ainda mais técnicas do que presencialmente.

Os momentos finais são decisivos para gerar essa conversão, por isso, no dia do lançamento, destaque que a presença do seu cliente é extremamente importante para você.

E, por fim, mas não menos importante, foque em falas que irão fazer esse cliente se sentir especial, pois o gatilho mental da exclusividade tem um forte poder sobre nós e, certamente, a venda acontecerá se todas essas técnicas forem aplicadas na medida certa.

A Solucz conta com estratégias inbound e outbound

Para auxiliar nesse aquecimento de leads, nós trabalhamos com plataformas digitais e/ou contatos telefônicos, a fim de encontrar o cliente certo no momento certo. Ou seja, assertividade é a chave do nosso processo de vendas.

Aproveite para conferir o passo a passo para um planejamento estratégico de vendas de sucesso e acelerar ainda mais essa conversão de leads.

Continue nos acompanhando e fique por dentro de novidades e tendências desse mercado de soluções inteligentes voltadas ao relacionamento de clientes.